5 dicas para escolher o tapete ideal para a sua sala de estar

Saiba o que avaliar na hora de definir a tapeçaria do seu espaço


Tem quem não goste e tem quem sinta muita falta se ele não estiver no ambiente. Estamos falando do tapete, esse item de decoração que alia beleza com funcionalidade (muito conforto para os pés!) e tem o poder de modificar o décor de qualquer espaço.

E é justamente essa força visual que gera muitas dúvidas na hora de escolher o tapete para decorar, já que ele precisa ficar em harmonia com os outros elementos decorativos.


Para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas essenciais que vão orientar você a escolher o tapete certo para a sua sala de estar!


  1. O tamanho merece atenção especial


Para que a composição fique harmoniosa, o tapete deve funcionar como uma moldura para o encaixe do mobiliário. Portanto, o ideal é que ele tenha um tamanho superior ao do sofá, para que fique mais fácil adicionar outros móveis como poltronas e mesas de apoio.


Dica extra: na sala, o tapete deve ficar na linha exata do sofá ou de 15 cm a 20 cm embaixo dele. Mas não leve essa regra ao pé da letra! Dependendo do formato da peça, ela deve ser quebrada.


2. Escolha um formato de acordo com o estilo da decoração


Os tapetes podem ter diferentes formatos e cada um deles causa um impacto diferente no visual da sala. Os redondos criam pontos focais e os retangulares alongam. Já os quadrados criam uma impressão de moldura com mais facilidade. Essa escolha vai depender do estilo que você deseja adotar.


3. As cores devem equilibrar o visual do espaço


O sofá é liso ou estampado? As paredes do ambiente são texturizadas? Esses são pontos importantes para que o tapete não cause desequilíbrio visual. Em espaços mais cleans, ele pode ser o ponto chave, com estampas e cor. Caso contrário, é bom considerar uma cor mais neutra para a peça não pesar.


Dica extra: tapetes estampados ficam ótimos com mobiliário mais claro, enquanto os escuros dão um toque moderno em espaços mais amplos. 


4. Avalie os tipos de materiais


De couro, lã, sintético, algodão... Ao escolher o tapete, você é apresentado a uma infinidade de materiais. Além do gosto pessoal, é preciso considerar dois pontos importantes: matérias-primas naturais mantém a temperatura ambiente, mas podem causar alergias. Os modelos de sintéticos, como nylon e poliéster, não têm esse problema, porém têm toque mais seco.



5. Analise o estilo da decoração


Antes de ir em busca do tapete para a sua sala, avalie o estilo de decoração do espaço em que a peça será colocada. Para uma atmosfera harmoniosa, é importante que seja escolhido um tapete que orne com o estilo da decoração e combine com os demais móveis.


Dica extra: tapetes geométricos e bicolores são contemporâneos; os modelos de lã felpudos cabem bem em ambientes clássicos, assim como os lisos. Salas modernas combinam com listras, estampas e cores ousadas, já os de sisal são ótimos para ambientes mais rústicos.


 

Gostou de saber? Para mais dicas do mundo da decoração, continue acompanhando nossas publicações por aqui e no perfil da Bell’Arte Living no Instagram

Por Bell Arte 3 de dezembro de 2025
Há peças que ultrapassam a função e se tornam símbolos. O Sofá Lençóis Maranhenses é uma delas. Inspirado nas curvas formadas pelo vento sobre as dunas, ele completa 10 anos como um dos ícones mais reconhecidos da Bell’Arte, e uma referência marcante no design nacional. Nascido da observação sensível da natureza brasileira, o Lençóis conquistou arquitetos, designers e famílias ao traduzir, em forma e conforto, a poesia do movimento contínuo. Suas linhas orgânicas, proporções generosas e visual escultural tornaram-se presença constante em projetos autorais pelo país: salas que fluem, espaços integrados, ambientes que pedem leveza, harmonia e impacto visual.
casacor
Por Bell Arte 16 de outubro de 2025
Sete escritórios, um propósito: transformar o ato de pausar em uma experiência de convivência, estética e bem-estar.
Por Bell Arte 9 de outubro de 2025
A Arquiteta Sabrina Barros revelou o tema de seu novo ambiente: “Prenda Minha” , um conceito que transcende a decoração em uma narrativa de independência, afeto e liberdade . Inspirado na relação entre uma mulher e seu cavalo, o projeto explora o vínculo emocional e empreendedor dessa parceria, em que o animal deixa de ser apenas montaria e passa a simbolizar companheirismo, força e autonomia .