Como escolher o tipo de espuma para o sofá

Conheça o significado da sigla de densidade e suas indicações


Sem dúvidas, a beleza e o design são os pontos decisivos para a escolha de um estofado. Mas existe um fator muito importante que irá determinar a comodidade e o conforto do móvel a longo prazo: a densidade da espuma dos assentos, do encosto e dos braços.

Um sofá é utilizado por pessoas de tamanhos e pesos diversos, para diferentes atividades, como assistir tv, relaxar e até mesmo dormir. Para acomodar com maciez e firmeza na medida, a espuma precisa atender as necessidades das pessoas que usam o móvel com regularidade. A seguir, você vai entender o que significa a densidade e as opções disponíveis para o seu sofá. Vamos lá?

Afinal, o que é a densidade da espuma?

A densidade é a quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação da espuma. Ela vai significar a capacidade do assento (ou encosto/braço) de resistir ao peso e sua maciez. A sigla da densidade é representada pela letra D, seguida pelo número que indica quantos quilos de material foi utilizado por metro cúbico.

Por exemplo, a sigla D-28 significa que para cada metro cúbico da espuma, foram utilizados 28kg de matéria-prima. Quanto maior a densidade, maior a resistência, por isso cada tipo de densidade é indicado para um determinado uso.

Os tipos de espumas e suas indicações

Um estofado de alta qualidade é normalmente composto por uma combinação de espumas de densidades variadas, que irão proporcionar o suporte e também o conforto e a maciez ao usar o móvel. De modo geral, não é recomendado o uso de espumas de suporte menores do que D-28 para os assentos, mas elas são bem-vindas como camadas superiores de conforto nos modelos mais macios e também em braços e encostos. Abaixo, elencamos os tipos de espumas e as densidades mais utilizadas nos estofados da Bell’Arte e suas indicações de uso.
Espuma D-20 SOFT (20kg kg/m³) 

Indicada para camadas superiores de conforto de assentos, braços ou encostos mais macios, pode ser utilizada também nas almofadas que acompanham o modelo de estofado. É a responsável por causar toque soft no produto.

Lista de serviços

São muitas variáveis, não é verdade? Por isso, para garantir a melhor experiência de conforto, bem como ampliar a qualidade e a durabilidade dos estofados, a Bell’Arte é perita em combinar várias densidades de espumas.


Não deixe de testar o sofá nas lojas e considerar todas as atividades que serão realizadas no móvel para escolher o melhor modelo para você. 


Na galeria abaixo, você pode conferir a composição de espumas de alguns dos nossos modelos. 

Para conhecer todos os modelos de estofados da Bell’Arte Living, acesse aqui. A densidade das espumas de cada estofado pode ser consultada em Informações Técnicas.


Quer se encantar com projetos incríveis com os modelos de sofá da nossa marca? Siga o nosso perfil no Instagram. 

Por Bell Arte 3 de dezembro de 2025
Há peças que ultrapassam a função e se tornam símbolos. O Sofá Lençóis Maranhenses é uma delas. Inspirado nas curvas formadas pelo vento sobre as dunas, ele completa 10 anos como um dos ícones mais reconhecidos da Bell’Arte, e uma referência marcante no design nacional. Nascido da observação sensível da natureza brasileira, o Lençóis conquistou arquitetos, designers e famílias ao traduzir, em forma e conforto, a poesia do movimento contínuo. Suas linhas orgânicas, proporções generosas e visual escultural tornaram-se presença constante em projetos autorais pelo país: salas que fluem, espaços integrados, ambientes que pedem leveza, harmonia e impacto visual.
casacor
Por Bell Arte 16 de outubro de 2025
Sete escritórios, um propósito: transformar o ato de pausar em uma experiência de convivência, estética e bem-estar.
Por Bell Arte 9 de outubro de 2025
A Arquiteta Sabrina Barros revelou o tema de seu novo ambiente: “Prenda Minha” , um conceito que transcende a decoração em uma narrativa de independência, afeto e liberdade . Inspirado na relação entre uma mulher e seu cavalo, o projeto explora o vínculo emocional e empreendedor dessa parceria, em que o animal deixa de ser apenas montaria e passa a simbolizar companheirismo, força e autonomia .